quinta-feira, 13 de março de 2008

OS MERGULHOS DE NAAMÃ

Estudo de célula da semana:


OS MERGULHOS DE NAAMÃ

Texto: Ex 15.26 e 2 Rs 5. 4 a 14

Êxodo 15:26 – “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara”.

Introdução: Hoje a todo o momento ouvimos sobre a necessidade de buscarmos ter qualidade de vida, pois assim teremos mais saúde física e emocional. Muitas são as “técnicas” para que se consiga isso: meditação, exercícios, alimentação vegetariana, colocação de cristais na casa, etc. Mas a bíblia nos dá outra orientação, a saber, toda boa qualidade de vida começa com uma aliança real com Deus.

1) A cura vem pela aliança (Ex 15.26):

a) Ouvir atento, isto é, voltar sua atenção para Deus

b) Fizer o que é reto, ou seja, procurar viver uma vida integra sem prejudicar a ninguém.

c) E obedecer aos mandamentos e guardar princípios, seguir tudo aquilo que Deus nos manda e ensina a fazer.

Seguir isso é GERAR ALIANÇA, mas há etapas para que a aliança seja estabelecida (2 Rs 5. 4 a 14). Temos que entender que não é o homem, sua força ou status, que é capaz de dar qualidade de vida. Afinal não foi o Rei de Israel que curou Naamã (v. 7).

2) Verdadeiras alianças não podem ser feitas com desconhecidos: Uma aliança requer intimidade e compromisso. Para conhecermos a Deus temos que passar pelos sete mergulhos de Naamã. Sete é o número profético ligado à purificação e à restauração. Se estivermos dispostos a sermos curados em qualquer área das nossas vidas, devemos estar prontos à sermos tratados por Deus. Naamã se submeteu ao tratamento do Senhor e teve sua vida restaurada. Cada mergulho tem seu significado:

1º. Mergulho do status – Naamã teve que se despir – Mostrar seu interior cheio de chagas, feridas, se expor.

2º. Mergulho do Orgulho – Não importava sua posição social, esteja onde estiver temos que nos curvar ao Senhor.

3º. Mergulho da Conversão – Não é do meu modo e nem onde eu quero é do modo de Deus. Não foi em Damasco mais no rio Jordão onde Deus mandou.

4º. Mergulho da Impaciência – O tempo é de Deus. Não foram 4 ou 5 ou 6, mas 7 mergulhos.

5º. Mergulho da Obediência – Devemos aprender a ouvir Deus e obedecer, mesmo que nossa alma não queira; de início Naamã não queria, mas mergulhou.

6º. Mergulho do Submissão – Passamos a fazer a vontade de Deus, não importa mais o que eu acho, mas o que Deus quer de mim.

7º. Mergulho da Restauração – É quando mergulhamos nos braços de Deus crendo em sua restauração e tornamos nossa ida à Sua presença em um Mergulho da Vitória.

Conclusão: Você está disposto a sair daqui curado hoje? Está disposto a mergulhar? Está disposto a se aliançar com Deus? Tome essa decisão agora e sua vida será mudada para sempre.

Pr. Everton G. Filho – Ministério Monte Sião

Um comentário:

  1. éé massa esse estudo!

    :]

    sexta o filme néé??
    heheheh
    bjãão!

    o/


    *'Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo é renovar as esperanças na vida e o mais importante acreditar em você de novo!'

    ResponderExcluir