segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pé Pé Pé

Gente lendo por aí vi que quinze a 20 por cento das lesões da dança envolve o pé. 

Ao contrário do atleta, que muitas vezes usa um sapato especialmente projetado para estabilizar o pé e absorver o choque, a bailarina usa apenas um fino solado ou sapato do pé não especial. 

Portanto, a maioria das forças de impacto neste cenário deve ser absorvido pelas extremidades inferiores.

É então,a falta de eficácia e eficiência nos movimentos que podem absorver essas forças que acabam levando danos às estruturas sobre o pé. 

Fatores que podem contribuir para essa absorção ineficiente de energia incluem a variação anatômica, técnica imprópria, exercícios errados e, em alguns casos, a fadiga (quando se treina ou dança exaustivamente).

O que influencia?
  • Peso (Quanto menos peso, os pés são levados a suportar, mais eles serão poupados do stress e tensões do tempo de uso a que têm posto em balé, mais especialmente no trabalho de ponta)
  • Alinhamento das pernas (quando se sobe o tronco através de uma postura no lugar, respiração correta e pernas alongadas e com boa articulação)
  • Leveza (Nada de dar pésadas no chão ao saltar, ouvi uma vez a historia de uma bailarina gordinha, que ao saltar ninguém ouvia os seus pés voltarem ao chão!)
  • A "covinha" do joelho (como diz nossas tias)
  • Tornozelos fracos
  • Quando se está em meia ponta e principalmente em ponta, o indicador é o dedo do meio do pé, a reta deve começar deste dedo, passando pelos tornozelos até o fim da perna. E o que facilita isso é um bom arco do pé.
ex.:





Devemos considerar três fatores importantes para um "bom pé":
  1. Um grande arco
  2. O peito do pé alto
  3. Um tornozelo flexível

Visualizar é melhor que ler então vai aqui algumas fotos de um pé aparentemente bom:

O arco do pé:

No mundo da dança, o dorso do pé refere-se à parte superior do pé. A curva seguinte à parte superior do pé mostra o peito do pé. Dorso do pé:


A flexibilidade do tornozelo é a variação angular do pé em relação a ele. Na imagem seguinte, o ângulo do pé faz com que a perna e o pé seja um membro só, através de uma reta. A flexibilidade do tornozelo:


Mas é claro que o pé é apenas uma ferramenta, e não adianta ter só um bom pé. Mas todo o resto conta muito, mente, postura, respiração, técnica, leveza, a covinha dos joelhos etc.

O que fazer?

Muito alongamento, "malhar" o tornozelo com o thera band e exercícios da profê, se corrigir sempre nas aulas, subir o tronco, respirar, escolher a sapatilha certa, por em prática os ensinamentos do professor e por aí vai!

Beijo Beijo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário